Mamãe de Biquini

08 abr

Compulsão por doces?

Compulsão por doces?

A queixa mais comum entre as mulheres quando o assunto é dieta é a tal vontade pelos docinhos, mas será que para todo mundo o motivo é o mesmo?

NÃO! A compulsão por doces tem muitos motivos, por exemplo: quando a necessidade por açúcar vem logo depois das refeições principais, normalmente está relacionado à resistência à insulina que atrapalha a ligação glicose-insulina atrapalhando a glicose a absorção da glicose, o organismo então sente que precisa de mais energia e aí a pessoa recorre ao açúcar.

Quando o desejo é ao final da tarde, normalmente é causado pela queda no neurotransmissor: serotonina que cai no final da tarde para noite e isso é natural, porem as pessoas que têm carências dos nutrientes que formam a serotonina, como ferro, magnésio, vitamina B6, ácido fólico, vitamina B12 e vitamina C, ou que ficam longos períodos sem se alimentar ou que possuem algum tipo de alergia alimentar tardia sofrem mais com tal alteração e têm compulsão para elevar os níveis do neurotransmissor.

Quando o desejo por doces é constante, sem horário específico: bom, ai o responsável costuma ser o desequilíbrio da microbiota intestinal, com predomínio de más bactérias e fungos que se alimentam de açúcar podendo levar à hipoglicemia e compulsão.

Então o que eu faço? Se possível, marque uma consulta com um nutricionista para que juntas vocês possam encontrar a causa da sua compulsão, além disso evite carboidratos simples, pois são responsáveis pela hipoglicemia rebote e essa necessidade constante em consumir algo doce, coma frutas e legumes para suprir suas necessidades de nutrientes e inclua alimentos que ajudam a regular a liberação da glicose no seu sangue (como os carboidratos complexos – evitando picos). 

Explica nossa nutri @katiamazziero